Page 1 of 1

Bitcoin é uma Bolha Ameaçando a Economia, Diz Colunista da Bloomberg

Posted: Tue Sep 10, 2019 10:57 pm
by pmquinhoo
Matthew Lynn, um colunista da Bloomberg, advertiu na Moneyweek que o rápido aumento dos preços do bitcoin faz dele uma bolha que poderia ter ramificações para toda a economia.Lynn disse que faz sentido que o preço do bitcoin aumente à medida que se estabelece como moeda. Mas ele alerta para o aumento: 800% em um ano, quatro vezes em pouco mais de seis meses e um ganho de 87% em um mês.
O Preço do Bitcoin não é normal
Lynn disse que este não é um aumento de preço normal para um ativo. Anos de história financeira indica que esse tipo de aumento é uma bolha. Ele disse que o impacto será atingirá não só apenas as poucas pessoas que possuem bitcoin.

Por um lado, a bolha trará super investimento. Empresários atrairão investidores para startups de blockchain.

Lynn comparou a bolha de bitcoin com a bolha da internet em que muito desperdício de capital poderia ter sido melhor implantado em outros lugares.
A bolha também indica que as manias voltaram para os mercados financeiros graças à longa “corrida dos touros”. Em qualquer mercado em alta, há ativos em que, segundo Lynn, “ficam loucos”. Na última vez que isso ocorreu, as hipotecas subprime eram o ativo louco.

Antes das hipotecas subprime, as ações de empresas da internet ficaram loucas. Todos compraram e os preços subiram rapidamente. No caso da bolha da internet, os preços dos ativos indicaram que o mercado se desprendeu da realidade e que entraria em colapso.
Impacto sobre a economia em geral
Criptomoedas ainda não se tornaram uma enorme forma de dinheiro e ainda não se registrou relação com os mercados de capitais globais, observou Lynn. Mas está se integrando no mundo das finanças. E uma vez que uma parte do sistema monetário fica mais fraco, todo o edifício se enfraquece, o que ocorreu em 2008 e 2009.

Lynn disse que desconhece quais contratos e derivativos foram vinculados a criptomoedas ou quão profundamente eles integram o sistema financeiro. Isso se tornará evidente quando ocorrer um crash. As perdas relacionadas ao crash poderiam ter consequências inesperadas.